Gostou do artigo? Compartilhe!

Alerta do FDA sobre o antipsicótico Ziprasidona

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie este artigo

 

ziprasidona, que no Brasil é comercializada com o nome Geodon, é um antipsicótico atípico ou de segunda geração, utilizado para o tratamento da esquizofrenia e do transtorno bipolar. 
O órgão que regulamenta e fiscaliza medicamentos e alimentos nos Estados Unidos, o FDA, divulgou recentemente um alerta que será incorporado à bula da ziprasidona. Segundo o FDA, que analisou uma série de casos, a medicação pode causar uma reação de pele rara, mas grave, que pode evoluir e afetar outros órgãos.   
A síndrome conhecida como DRESS, do inglês Drug Reaction with Eosinophilia and Systemic Symptoms, começa como uma espécie de erupção cutânea que se espalha pelo corpo, acompanhada de febre, crescimento de linfonodos e inflamação de órgãos como o fígado, rins, pulmões, pâncreas ou coração. A síndrome pode também levar a uma elevação anormal dos eosinófilos, um tipo especial de célula branca do sangue.  
Apesar de não ter observado nenhum caso de morte na série avaliada, o FDA alerta que a síndrome rara é potencialmente fatal. Também frisa que os antipsicóticos tratam doenças graves, cuja estabilização depende do uso contínuo, na maior parte dos casos, diário das medicações.  Como os sintomas podem aparecer nos primeiros trinta dias de uso da ziprasidona, as pessoas que já estão em uso não devem suspender a medicação por conta própria sem antes conversar com o profissional prescritor.

FonteU.S. Food and Drug Administration

Autor

Dr Régis Franciozi

Dr Régis Franciozi

Psiquiatra